Formulário de Consulta

Pessoa Jurídica / Pessoa Física

CÓDIGO:    SENHA:   
(Acesso restrito)

  • Imagem
  • Imagem
  • Imagem
  • Imagem
  • Imagem
Rua Barão de Jaceguai, 674 - Centro - Mogi das Cruzes/SP - (11) 4728-4300 |

Drogaria Umeoka completa 70 anos de atuação no comércio mogiano

Fotógrafo: Eisner SoaresFotógrafo: Eisner Soares

Irmãos Yoshiharu e Hiromitsu investem na Cidade desde 1948 e estão entre os associados mais antigos da ACMC

 

Há sete décadas, os imigrantes japoneses Yoshiharu e Hiromitsu Umeoka, 93 e 86 anos, respectivamente, chegaram a Mogi das Cruzes para comandar a antiga Farmácia Avenida, na região central da Cidade. Eles vieram do Interior do Estado de São Paulo, onde a família se fixou após a longa viagem de 60 dias a bordo do navio Arizona Maru, do Japão até o Brasil. Filhos do casal de agricultores Shiguetoshi e Katsu Umeoka, os irmãos começaram a trabalhar desde cedo, ajudando na lavoura de café, algodão e arroz.

Em 1940, Yoshiharu, então com 14 anos, deixou a família e seguiu sozinho para a cidade de Álvares Machado em busca do sonho de estudar. Lá, se dividia entre as aulas do curso de Oficial de Farmácia no período noturno e o trabalho durante o dia na antiga Farmácia Japonesa, onde começou cuidando da limpeza, principalmente dos vidros de medicamentos, e aprendeu o ofício que o acompanha até hoje.

Oito anos depois, decidiu vir para Mogi das Cruzes, onde montou a Farmácia Avenida, no número 69 da Voluntário Fernando Pinheiro Franco, e logo passou a contar com a ajuda de Hiromitsu para comandá-la. Alguns anos depois, o comércio ganhou o nome de Drogaria Umeoka, funcionou na Rua Dr. Deodato Wertheimer, teve filial em Braz Cubas e, desde 1985, está na Rua Professor Flaviano de Melo, 938, onde os comerciantes - ambos formados como oficiais de farmácia - atendem hoje à quinta geração dos primeiros clientes.

Acompanhando a evolução da indústria farmacêutica nestas sete décadas, há alguns anos, os irmãos apostam na linha fitoterápica, apesar de manter a seção de medicamentos alopáticos. No comando da drogaria, Yoshiharu, que já viu os netos e bisnetos atuarem no local, conta hoje com a ajuda da esposa, Yoko Umeoka, conhecida como Norma, e da filha, Marisa. Ele tem outros cinco filhos (quatro mulheres e um homem), 14 netos e 11 bisnetos. Hiromitsu é solteiro.

“Quando montamos a farmácia em Mogi, só tínhamos médicos como os doutores Milton e Nelson Cruz, Nelson Straube, Lamartine, Rubens Amaral Brito, Luiz Rosa, Maria Aparecida e poucos outros. Havia apenas a Santa Casa e um posto de saúde na Rua Barão de Jaceguai. Então, os farmacêuticos eram bastante procurados e respeitados como médicos. Mas também eram poucas as farmácias na época. Tínhamos a Santa Therezinha, São José, Ariza, Yamada, Moderna, São Luiz e depois veio a São Benedito”, relembra Yoshiharu.

Hoje são mais de 100 farmácias em toda a Cidade, com várias inclusive funcionando nos mais diversos bairros. “Antigamente, a maioria das pessoas procurava as farmácias para tomar vacinas, principalmente contra varíola e tifo, que tinha vacinação obrigatória todos os anos. Em janeiro, como geralmente chovia o mês inteiro, também havia muita gripe e Mogi sempre foi uma cidade úmida, então, eram vários casos de garganta inflamada, com febre, e doenças respiratórias, como bronquite”, completa Hiromitsu.

O segredo para se manter no mercado por 70 anos, driblando a concorrência com as grandes redes, segundo os irmãos, é trabalhar com honestidade, pontualidade e qualidade. “Também demos oportunidade a vários jovens, principalmente da colônia, que trabalhavam na farmácia conosco enquanto estudavam. Hoje são médicos, dentistas, engenheiros e também farmacêuticos, todos encaminhados na vida”, orgulha-se Hiromitsu, completando que o desafio é continuar com saúde para poder trabalhar e atender a clientela com a qualidade de sempre nos produtos e serviços, além do melhor preço.

Aos 93 anos, Yoshiharu também não pretende parar de trabalhar. “É preciso manter o corpo e a mente em movimento”, ensina.

A Drogaria Umeoka é, também, um dos associados mais antigos da Associação Comercial de Mogi das Cruzes, que neste mês de outubro completa 98 anos de fundação.

“É uma satisfação para a Associação Comercial participar da história de sucesso de um comércio mogiano que, com 70 anos de trajetória, com certeza inspira muitos empreendedores. Desejamos sucesso a toda família Umeoka”, conclui o presidente da ACMC, Marco Zatsuga.


CERTIFICADO DIGITAL

Banner
PARCEIROS

CLIMA



REDE SOCIAL

DIÁRIO DO COMÉRCIO

Associação Comercial de Mogi das Cruzes
Rua Barão de Jaceguai, 674 - Centro - Mogi das Cruzes/SP
acmc@acmc.com.br

Logo