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ACMC está otimista com aporte do 13º salário na economia da Cidade

Estimativa é de uma receita extra de R$ 250 milhões neste final de ano e aumento de até 4% nas vendas de Natal

 

A chegada do final do ano tem gerado boas expectativas do comércio mogiano, motivada pelos indicadores de retomada da economia, reaquecimento do consumo e, principalmente, pelo pagamento do 13º salário aos trabalhadores, aposentados e pensionistas. A estimativa da Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) é de um aporte extra de R$ 250 milhões na economia local a partir da última semana de novembro, quando o benefício será liberado para a maioria.

Dos R$ 250 milhões estimados em 13º salário, R$ 190 milhões correspondem ao bônus a ser pago para os 95 mil trabalhadores formais que Mogi das Cruzes possui, uma média de R$ 2 mil por pessoa.

“A maioria desses trabalhadores deve receber a primeira parcela no próximo dia 30 e o restante até 20 de dezembro. Além disso, os aposentados e pensionistas do INSS também estarão recebendo a segunda parcela do benefício. Portanto, é um bom dinheiro extra que vai circular na economia local, com uma parte destinada ao consumo”, ressalta Marco Zatsuga, presidente da ACMC.

O recurso extra do 13º salário e a tradição da troca de presentes contribuem para que as vendas do final de ano correspondam a três meses normais de funcionamento do comércio. E o fato dos resultados terem sido favoráveis ao longo do ano motiva o otimismo do setor varejista. “Depois de resultados negativos nos anos anteriores, em 2017 o consumo reagiu e registramos vendas positivas em todas as datas comemorativas, como Dia das Mães e Dia dos Pais. Isso alimenta uma boa expectativa para o Natal, reforçada por fatores como a criação de empregos, as melhores condições de crédito e mesmo a liberação de outros benefícios, como o Fundo de Garantia e o PIS”, avalia Zatsuga.

Apesar do conjunto de indicadores favoráveis, o presidente da ACMC mantém a recomendação de cautela para os comerciantes e um eficaz controle de estoque para evitar que o Natal se transforme numa armadilha, além da necessidade de entender bem o que o consumidor procura.

“O comerciante precisa conhecer o perfil do seu cliente e ter opções que se encaixe na nova realidade de consumo. A cautela é fundamental, pois apesar da expectativa ser positiva, não podemos esquecer que muitos comerciantes estão temerosos em assumir dívidas”, alerta o presidente.

Uma das estratégias alavancadas pela ACMC para estimular as vendas neste final de ano é a campanha Natal de Carro + Show de Prêmios, que começou no último dia 6 e segue até 24 de dezembro com a distribuição de cupons que dão direito ao sorteio de um Nissan March 0KM, viagem, notebook e televisão. Para participar, basta comprar nas mais de 150 lojas que participam da promoção (confira pelo link goo.gl/9ey8xD ou baixe o aplicativo Guia Compre em Mogi). Cada R$ 50,00 em compras dá direito a um cupom.

“A cada ano a promoção Natal de Carro Novo mobiliza um grande número de consumidores e, neste ano em especial, incorporamos o Show de Prêmios para que mais pessoas possam ser premiadas e, desta forma, estimuladas a consumir no comércio local”, frisa Zatsuga.

No próximo sábado, dia 25, a campanha ganha uma nova atração, que é a Casa do Papai Noel, montada na Praça Cel. Almeida, no Centro da Cidade.


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