Formulário de Consulta

Pessoa Jurídica / Pessoa Física

CÓDIGO:    SENHA:   
(Acesso restrito)

  • Imagem
  • Imagem
  • Imagem
  • Imagem
  • Imagem
Rua Barão de Jaceguai, 674 - Centro - Mogi das Cruzes/SP - (11) 4728-4300 |

ACMC ajuda na ampliação da coleta seletiva em Mogi das Cruzes

Comerciantes se reuniram com integrantes do Departamento de Limpeza Pública da Prefeitura Municipal para colaborar com o Recicla+Mogi

 

Com o objetivo de colaborar para a ampliação da coleta seletiva na Cidade, a Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) discute ideias e sugestões com empresários. Na manhã de hoje (11/09), um grupo de proprietários de bares, lanchonetes e restaurantes se reuniu na sede da entidade com representantes do Departamento de Limpeza Pública, responsável pelo programa Recicla+Mogi da Prefeitura de Mogi das Cruzes.

Segundo o presidente da Associação Comercial, Marco Zatsuga, com a união de forças é possível colaborar na preservação do meio ambiente e reduzir despesas da Prefeitura Municipal com a coleta, transporte e destinação dos resíduos gerados na Cidade. “A conscientização sobre a necessidade e importância da reciclagem do lixo precisa passar não só pelos comerciantes, mas também por toda a população, porque 80% dos resíduos poderiam ser reciclados, mas isso ainda não acontece. Por isso, a Associação Comercial reforça o trabalho da Prefeitura para que seja possível aumentar os números da coleta seletiva cada vez mais”, destaca.

O diretor do Departamento de Limpeza Pública da Prefeitura Municipal, José Roberto Elias Rodrigues, explica que é preciso ampliar a separação de todos os materiais recicláveis, mas principalmente dos vidros. “Ainda encontramos forte resistência dos bares, restaurantes e lanchonetes na separação das garrafas de vidro, que além de danos ao meio ambiente podem causar acidentes aos coletores. Começamos a fazer este trabalho de recolhimento das garrafas às segundas-feiras, das 17 às 19 horas, mas como a adesão foi baixa, estamos estudando a mudança para os sábados ou domingos a fim de conseguimos maior participação”, conta.

Franqueado da rede Mc Donald's na Região do Alto Tietê e Bertioga, Roberto Pestana, também destaca a importância da coleta seletiva nas lanchonetes. “A Lei dos Resíduos Sólidos já existe há uns 8 anos, mas ainda não é totalmente implementada, por isso todos devem se empenhar para que a coleta seletiva possa ser cada vez mais ampliada, já que além de colaborar com a preservação ambiental, também fomenta negócios e contribui para a economia”, avalia, acrescentando que todas as lanchonetes da rede já fazem a coleta seletiva.

O mesmo procedimento também é adotado pelo Restaurante Pais e Filhos. “Separamos os materiais e isso facilita muito porque não gera acúmulo de materiais, mas sinto que ainda falta maior conscientização da parte de todos neste processo”, considera a cozinheira do estabelecimento comercial, Sandra Regina Miranda.

A partir das discussões, a Associação Comercial continuará recebendo ideias e sugestões para encaminhamento ao Departamento de Limpeza Pública, e se coloca à disposição da Prefeitura para ajudar na distribuição de materiais publicitários para a conscientização sobre a coleta seletiva.


CERTIFICADO DIGITAL

Banner
PARCEIROS

CLIMA



REDE SOCIAL

DIÁRIO DO COMÉRCIO

Associação Comercial de Mogi das Cruzes
Rua Barão de Jaceguai, 674 - Centro - Mogi das Cruzes/SP
acmc@acmc.com.br

Logo